TMO – Quanto mais próximo mais distante!!!! #ansiosos

Muitas pessoas perguntam sobre a preparação para o transplante então vou explicar um pouco.

O QUE É MEDULA OSSEA?

A medula óssea é o local onde se produz o sangue. É conhecida, popularmente, como tutano do osso. É no interior dos ossos que encontramos as células mãe do sangue, ou melhor, as células que darão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. .

O QUE É O TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA?

O transplante de medula óssea (TMO) é um tratamento no qual a medula do paciente é destruída com altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia.. Essa medula doente será destruída e substituída por células mãe do sangue sadias de um doador compatível.

 No caso do Caio, ele receberá celulas coletadas diretamente da medula do Leozinho e do seu cordão umbilical.

O TMO é diferente da maioria dos transplantes. É uma terapia celular, o órgão transplantado não é sólido, como fígado, ou rim- são células que são levadas do doador ao receptor. Neste procedimento, o paciente (receptor) recebe o a medula óssea por meio de uma transfusão, ou seja, as células mãe ou progenitoras do sangue são colhidas do doador, colocadas em uma bolsa de “sangue” e transfundidas para o paciente atraves de um cateter.

As células transfundidas circulam pelo sangue, se instalam no interior dos ossos, dentro da medula óssea do paciente. Depois de um período variável de tempo ocorre a “pega” da medula, quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue e enviando ao sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas normalmente.

PARA QUE FAZER O TMO?

O tratamento tem o objetivo de substituir a medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea de um doador sadio, com o objetivo de regenerar a medula do paciente.

No caso do Caio, é necessario para que a sua medula não mais produza células leucemicas (doentes). No entanto, para que haja um maior sucesso é necessario que a sua doença (Leucemia) estaja controlada , ou seja, seu exame  mostre que não existe mais celulas doentes em seu “sangue”. Caso contrario, o risco da doença recidivar (voltar) é muito grande. 

Após seu ultimo protocolo quimioterápico, seus exames mostraram uma doença residual de 0,2%, porém para uma maior segurança a equipe medica resolveu “tentar” eliminar este residual com quimioterapia.

Como efeito da quimioterapia, seu hemograma sofreu alterações, sendo preciso transfusões de sangue e plaquetas. As transfusões correram bem!!! Apesar de está com a defesa baixissima não teve intercorrencias até o momento. Impressionante como Caio é forte!!!

 

 

 

Agora estamos “aguardando” sua medula recuperar a produçao normal de “sangue” , para que possamos realizar o “MIELOGRAMA” e “IMUNOFENOTIPAGEM”, exames que irão mostrar se ainda restou algum percetual de doença.

Durante o  procedimento dos exames que serão realizados sob sedação, será também colocado o catéter necessário para o TMO.

Saindo o resultado dos exames, e é claro, que esperamos que venha com a doença residual “zerada”, Caio já será internado no hospital para dar inicio aos procedimentos do TMO.

Depois postarei sobre as fases do TMO.

Obrigada a todos pela força e orações!!!

Um pensamento sobre “TMO – Quanto mais próximo mais distante!!!! #ansiosos

  1. Estamos aqui torcendo muito e pedindo ao bom Deus para que termine logo, e para que o Caio não necessite mais de tratamento algum…Paz e bem! Força sempre!

Deixe um comentário